As
equações estão presentes a cada momento em nossa vida, neste problema proposto
envolve equação com as operações de multiplicação e adição. Neste método X Y Z que utiliza objetos
ilustrativos no lugar de letras, o aluno consegue visualizar uma linguagem Matemática
mais fácil de compreender.
O método X, Y e Z de equação
e expressão algébrica com objetos ilustrativos criado pelo Matemático Valdivino
Sousa tem grande relevância, pois sua pesquisa foi analisar a compreensão das
pessoas que sentem dificuldades de entender expressão álgebras. Em sua análise
ele identificou que nos problemas
matemáticos
no lugar de letras como X, Y e Z podem ser
substituídos por objetos ilustrativos, já que uma equação escrita no padrão
tradicional do tipo 2x + 4 -2 = 8. O aluno tem dificuldade de entender ao deparar
com as formalidades algébricas.
Com sua didática pedagógica ele mostrou que
toda letra na frente de um número está multiplicando e que a soma é inversa da subtração,
e a multiplicação é inversa da divisão. Por exemplo, se 2x + 4 – 2 =8 e
quero resolver à incógnita X basta inverter os membros aplicando as operações
matemáticas. Então fica da seguinte forma: 2x = 8 – 4 +2 = 6/2 logo
o valor de X = 3, para provar temos: 2.3 + 4 – 2 = 8 “, Valdivino
Sousa é pesquisador da Engenharia didática em Matemática, modelagem matemática,
modelos matemáticos e suas aplicações na vida real.
Resolução do problema
proposto:
Primeira linha: 2x = 16/4 =
4 cada cachorro vale 4, pois 4x4 = 16
Segunda linha: 4x +x +y = 36
invertemos temos: 36 - 4.3.3 =36 então
cada gato vale 3
Terceira linha: 4 x 3 + y =
72 para descobrir o valor do papagaio
temos que inverter a ordem da equação. Então fica: y =72 – 12 =60/10 =6 então o
valor do papagaio é 6, provando basta nos calcular os cachorro, o gato e o papagaio, ou seja, (4x3x6 = 72)
Quarta linha é nos somar os
valores que já encontramos: 4+3+6 = 13, portanto o resultado é 13. Parabéns aos que acertaram
Valdivino
Sousa é Professor, Matemático,
Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito e Escritor. Pesquisador sobre
Engenharia Didática em Educação Matemática; Modelagem; Construção do Conhecimento
em Matemática; Modelos Matemáticos e suas Aplicações. Seu trabalho é
reconhecido com Medalha de Mérito como docente pelo Instituto Matematics. É
Professor nos cursos de Matemática, Ciências Contábeis, Administração e
Engenharia. Dedica-se também a área contábil, com mais de 20 anos de
experiência e desde 2005 é Contador responsável da Alves Contabilidade e
Consultoria Tributária. Atuante nas seguintes áreas: Tributária, Contábil e das
Entidades sem fins Lucrativos. Autor de mais de 10 (dez) livros e têm vários
artigos publicados em revistas e jornais especializados nos assuntos de
Legislação tributária e contábil. Semanalmente escreve para o portal D.Dez,
Jornal da Cidade e Folha Online. Escreve sobre: Educação Matemática,
Desenvolvimento e Aprendizagem, Comportamento e Direito, Site: www.valdivinosousa.mat.br E-Mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Cel Whatsap 11-
9.9608-3728.
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