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O Blog do Prof. Valdivino Sousa pretende de uma forma simples apresentar como a Matemática está presente em tudo, e como ela está inserida em nosso cotidiano.

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07/09/2017

Equação com as operações de multiplicação e adição



 

As equações estão presentes a cada momento em nossa vida, neste problema proposto envolve equação com as operações de multiplicação e adição.  Neste método X Y Z que utiliza objetos ilustrativos no lugar de letras, o aluno consegue visualizar uma linguagem Matemática mais fácil de compreender. 

O método X, Y e Z de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos criado pelo Matemático Valdivino Sousa tem grande relevância, pois sua pesquisa foi analisar a compreensão das pessoas que sentem dificuldades de entender expressão álgebras. Em sua análise ele identificou que nos problemas

matemáticos  no lugar de letras como X, Y e Z podem ser substituídos por objetos ilustrativos, já que uma equação escrita no padrão tradicional do tipo 2x + 4 -2 = 8. O aluno tem dificuldade de entender ao deparar com as formalidades algébricas.

Com sua didática pedagógica ele mostrou que toda letra na frente de um número está multiplicando e que a soma é inversa da subtração, e a multiplicação é inversa da divisão. Por exemplo, se 2x + 4 – 2 =8  e quero resolver à incógnita X basta inverter os membros aplicando as operações matemáticas. Então fica da seguinte forma: 2x = 8 – 4 +2 =  6/2  logo o valor de X = 3,  para provar temos: 2.3 + 4 – 2 = 8 “, Valdivino Sousa é pesquisador da Engenharia didática em Matemática, modelagem matemática, modelos matemáticos e suas aplicações na vida real.

Resolução do problema proposto: 

Primeira linha: 2x = 16/4 = 4 cada cachorro vale 4, pois 4x4 = 16
Segunda linha: 4x +x +y = 36 invertemos temos: 36 - 4.3.3 =36  então cada gato vale 3
Terceira linha: 4 x 3 + y = 72   para descobrir o valor do papagaio temos que inverter a ordem da equação. Então fica: y =72 – 12 =60/10 =6 então o valor do papagaio é 6, provando basta nos calcular os cachorro,  o gato e o papagaio, ou seja,  (4x3x6 = 72)
Quarta linha é nos somar os valores que já encontramos: 4+3+6 = 13, portanto o resultado é 13.  Parabéns aos que acertaram 



Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito e Escritor. Pesquisador sobre Engenharia Didática em Educação Matemática; Modelagem; Construção do Conhecimento em Matemática; Modelos Matemáticos e suas Aplicações. Seu trabalho é reconhecido com Medalha de Mérito como docente pelo Instituto Matematics. É Professor nos cursos de Matemática, Ciências Contábeis, Administração e Engenharia. Dedica-se também a área contábil, com mais de 20 anos de experiência e desde 2005 é Contador responsável da Alves Contabilidade e Consultoria Tributária. Atuante nas seguintes áreas: Tributária, Contábil e das Entidades sem fins Lucrativos. Autor de mais de 10 (dez) livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais especializados nos assuntos de Legislação tributária e contábil. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, Jornal da Cidade e Folha Online. Escreve sobre: Educação Matemática, Desenvolvimento e Aprendizagem, Comportamento e Direito,  Site: www.valdivinosousa.mat.br E-Mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Cel Whatsap 11- 9.9608-3728.


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