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20.8.17

A linguagem Matemática com objetos ilustrativos envolvendo equação e expressão álgebras



 
 
A engenharia didática em Matemática procura mostrar uma forma diferente de aprender Matemática. Por isso procuro trazer sempre um problema prático e ao mesmo tempo trabalhando equação de primeiro grau e expressão álgebras. Independente de idade, quando colocamos um problema deste como um desafio desperta o interesse de cada um, querer resolver, ou querer mostrar que sabe  e entende a linguagem matemática. 

Neste problema, observamos uma linguagem Matemática com objetos ilustrativos envolvendo equação e expressão álgebras. Precisamos atentar aos objetos que ilustram o problema proposto.

Resolução: 

Primeira linha: 3x =18/3 = 6  cada bola vale 6
Segunda linha: 3x = 9 /3 = 3  cada relógio vale 3
Terceira linha: primeiro fazemos a multiplicação depois a subtração, então temos: 3x3-3 = 6, cada hélice vale 3. 
Na quarta linha: Temos que atentamos no relógio que marca apenas 2 horas, e a bola tem somente três marcas, e a hélice só tem duas pás. 
Então temos: 2x3 = 6 – 2 = 4, Portanto o resultado = 4  




Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito e Escritor. Pesquisador sobre Engenharia Didática em Educação Matemática; Modelagem; Construção do Conhecimento em Matemática; Modelos Matemáticos e suas Aplicações. Seu trabalho é reconhecido com Medalha de Mérito como docente pelo Instituto Matematics. É Professor nos cursos de Matemática, Ciências Contábeis, Administração e Engenharia. Dedica-se também a área contábil, com mais de 20 anos de experiência e desde 2005 é Contador responsável da Alves Contabilidade e Consultoria Tributária. Atuante nas seguintes áreas: Tributária, Contábil e das Entidades sem fins Lucrativos. Autor de mais de 10 (dez) livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais especializados nos assuntos de Legislação tributária e contábil. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, Jornal da Cidade e Folha Online. Sobre: Educação Matemática, Desenvolvimento da Aprendizagem e Comportamento Site: www.valdivinosousa.mat.br E-Mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Cel Whatsap 11- 9.9608-3728
 
 
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Vitor De Barros Dias
Vitor De Barros Dias tem armadilha solucao 4
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De Lucca Adecimo
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Antonio Carlos Juliato
Antonio Carlos Juliato Certamente 4.
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Humberto Da Silva Costa
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Ercio Giuliato
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João Gambetti
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Wagner Artuzo
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José Mauricio Nobre
José Mauricio Nobre (3x6)-2 Resp. 16.
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Sérgio Anauate
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João Gambetti
João Gambetti (2 horas x 6) - 2 = 10
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Antonio Carlos Juliato
Antonio Carlos Juliato (2 horas X 3 marcas da bola) -2 = 4
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João Gambetti
João Gambetti Verdade... = 4
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Antonio Ferreira Alves
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João Lima
João Lima 4! Exatamente 4!
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William Kfouri
William Kfouri 2x3- 2 =4 2 horas x 3 pinta Preta na bola - 2 hélices = 4
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Enoc Manoel Santana
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Alexandre Alecio Pacheco
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Aguiar José da Silva
Aguiar José da Silva Terceiro elemento diferente. Sem soluçāo
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Gésio Batista Lamy
Gésio Batista Lamy 6+6+6=18 e 3+3+3=9 e 3x3-3=6 e 2x3-2=4 Resposta 4
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Manuel Martins
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Jose Manoel Macedo
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Maria Oliveira
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Maria Oliveira
Maria Oliveira Na última sequência o relógio marca 2, só tem três marcas na bola e a hélice só tem duas pás, ou seja, 2x3-2=4
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Mauro Pelcerman
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Enoc Manoel Santana Realmente, a resposta correta é 12.
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José Roberto Pireni
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Carlos Henrique Angelo
Carlos Henrique Angelo Acho que a resposta é 10
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Waldir Araujo Cardoso
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Antonio Ferrao
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Milton Coelho
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Lemuel Lauton
Lemuel Lauton Resposta Correta: 4
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Renato Castroviejo Franco
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Paulo Mota
Paulo Mota Quatro
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Valdivino Sousa
Valdivino Sousa Neste problema, observamos uma linguagem Matemática com objetos ilustrativos envolvendo equação e expressão álgebras. Precisamos atentar aos objetos que ilustram o problema proposto.
Resolução:
Primeira linha: 3x =18/3 = 6 cada bola vale 6

Segunda linha: 3x = 9 /3 = 3 cada relógio vale 3
Terceira linha: primeiro fazemos a multiplicação depois a subtração, então temos: 3x3-3 = 6, cada hélice vale 3. Na quarta linha: Temos que atentamos no relógio que marca apenas 2 horas, e a bola tem somente três marcas, e a hélice só tem duas pás. Então temos: 2x3 = 6 – 2 = 4, Portanto o resultado = 4
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Fernando Gullarte
Fernando Gullarte Isso prova que a área de exatas não é para todos... Só tenho a dar os parabéns para Valdivino pelos seus conhecimentos e domínio da matéria..
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Paulo Nogueira E Silva
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