A engenharia didática em Matemática procura mostrar uma forma diferente
de aprender Matemática. Por isso procuro trazer sempre um problema prático e ao
mesmo tempo trabalhando equação de primeiro grau e expressão álgebras.
Independente de idade, quando colocamos um problema deste como um desafio desperta
o interesse de cada um, querer resolver, ou querer mostrar que sabe e entende a linguagem matemática.
Neste problema, observamos
uma linguagem Matemática com objetos
ilustrativos envolvendo equação e expressão álgebras. Precisamos atentar aos
objetos que ilustram o problema proposto.
Resolução:
Primeira
linha: 3x =18/3 = 6 cada bola vale 6
Segunda
linha: 3x = 9 /3 = 3 cada relógio vale 3
Terceira
linha: primeiro fazemos a multiplicação depois a subtração, então temos: 3x3-3
= 6, cada hélice vale 3.
Na quarta
linha: Temos que atentamos no relógio que marca apenas 2 horas, e a bola tem somente
três marcas, e a hélice só tem duas pás.
Então temos: 2x3 = 6 – 2 = 4, Portanto
o resultado = 4
Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito e
Escritor. Pesquisador sobre Engenharia Didática em Educação Matemática;
Modelagem; Construção do Conhecimento em Matemática; Modelos Matemáticos
e suas Aplicações. Seu trabalho é reconhecido com Medalha de Mérito
como docente pelo Instituto Matematics. É Professor nos cursos de
Matemática, Ciências Contábeis, Administração e Engenharia. Dedica-se
também a área contábil, com mais de 20 anos de experiência e desde 2005 é
Contador responsável da Alves Contabilidade e Consultoria Tributária.
Atuante nas seguintes áreas: Tributária, Contábil e das Entidades sem
fins Lucrativos. Autor de mais de 10 (dez) livros e têm vários artigos
publicados em revistas e jornais especializados nos assuntos de
Legislação tributária e contábil. Semanalmente escreve para o portal
D.Dez, Jornal da Cidade e Folha Online. Sobre: Educação Matemática,
Desenvolvimento da Aprendizagem e Comportamento Site:
www.valdivinosousa.mat.br E-Mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Cel
Whatsap 11- 9.9608-3728
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Comentários
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Erber Rodrigues · Amigo(a) de José Mauricio Nobre
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4
Aguiar José da Silva Terceiro elemento diferente. Sem soluçāo
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Enoc Manoel Santana Realmente, a resposta correta é 12.
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Carlos Henrique Angelo Acho que a resposta é 10
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Valdivino Sousa Neste
problema, observamos uma linguagem Matemática com objetos ilustrativos
envolvendo equação e expressão álgebras. Precisamos atentar aos objetos
que ilustram o problema proposto.
Resolução:
Primeira linha: 3x =18/3 = 6 cada bola vale 6
Segunda linha: 3x = 9 /3 = 3 cada relógio vale 3
Terceira linha: primeiro fazemos a multiplicação depois a subtração, então temos: 3x3-3 = 6, cada hélice vale 3. Na quarta linha: Temos que atentamos no relógio que marca apenas 2 horas, e a bola tem somente três marcas, e a hélice só tem duas pás. Então temos: 2x3 = 6 – 2 = 4, Portanto o resultado = 4
GerenciarResolução:
Primeira linha: 3x =18/3 = 6 cada bola vale 6
Segunda linha: 3x = 9 /3 = 3 cada relógio vale 3
Terceira linha: primeiro fazemos a multiplicação depois a subtração, então temos: 3x3-3 = 6, cada hélice vale 3. Na quarta linha: Temos que atentamos no relógio que marca apenas 2 horas, e a bola tem somente três marcas, e a hélice só tem duas pás. Então temos: 2x3 = 6 – 2 = 4, Portanto o resultado = 4
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