SEO: Respondemos Todas as Suas Perguntas: “Google, Google meu, existe algum site mais indexado do que o meu?”, pergunta a Rainha Malvada, após criar um site Wix incrível,
naturalmente. Nós entendemos o seu lado – tem vezes que SEO parece um
tópico difícil de ser abordado para quem não possui um espelho mágico.
Mas não precisa se desesperar, porque chegamos com as respostas para
todas as suas perguntas sobre SEO, inclusive aquelas que você tinha
vergonha de perguntar.
Você já deve ter escutado que
conhecimento é poder, e isso é 100% verdade quando estamos falando de
SEO. Quanto mais você souber, melhor poderá otimizar seu site, o que
resultará em um posicionamento ainda melhor nos resultados de busca,
mais cliques para seu site e, por fim, mais negócios.
Agora vamos ao que interessa!
O que é SEO?
Otimização para Motores de Busca – ou Search Engine Optimization,
em inglês – é o conjunto de atitudes tomadas visando obter um melhor
posicionamento nos resultados dos motores de busca (como o Google) e ser
encontrado com maior facilidade. SEO inclui escolher um título forte para SEO e boas descrições para suas páginas, adicionar Alt Text às imagens, conseguir backlinks para seu site, criar um blog, e muito mais.
Qual a diferença entre SEO e SEM?
Tanto SEO quanto SEM (Search Engine
Marketing, ou Marketing para Motores de Busca) envolvem o melhoramento
da visibilidade do site nos resultados das buscas. A maior diferença se
dá no fato de que o SEM engloba táticas de promoção pagas, que o SEO não
inclui. Em outras palavras: SEO não custa nada.
Por que o SEO é tão importante para o meu negócio?
Fato: todo mundo usa motores de
busca. Na verdade, neste exato momento (enquanto você lê este artigo),
mais de 60 mil buscas foram feitas no Google. Desde a previsão do tempo
até o telefone da pizzaria, os motores de busca exercem um papel central
em nosso dia-a-dia. Na maioria dos casos, é como seus clientes em
potencial procuram seu negócio, ou seu concorrente. Isso significa que o
SEO é crucial para sobreviver na internet e obter sucesso. É a velha
questão filosófica: se seu site está na internet mas ninguém consegue
encontrá-lo, ele existe? Nosso conselho: não tenha um site com crise
existencial, fortaleça seu SEO!
Como os motores de busca funcionam?
Em poucas palavras, os motores de busca usam um conjunto avançado de algoritmos para rastrear, indexar e classificar páginas.
- A primeira etapa se chama “rastreamento”, que é o processo de ler ou analisar o código de seu site.
- Na segunda etapa, as páginas rastreadas são salvas em um enorme banco de dados. A isso chamamos “indexação”.
- A última parte ocorre quando alguém digita uma pesquisa. O motor de busca consulta o banco de dados e exibe as páginas que considera mais relevantes para aquela pesquisa específica.
Claro que esta simplificação é extrema, mas o importante aqui é entender o mecanismo por trás deste processo.
Quanto devo pagar para ter bom SEO?
Acreditamos que é possível alcançar
um bom SEO sem contrair nenhuma dívida. A boa notícia é que você não
precisa pagar caro por um serviço profissional de SEO, há muito material
na internet sobre técnicas de otimização que você pode fazer sozinho (a
seção Google & SEO
do Blog do Wix, por exemplo). E tem mais: tudo fica mais fácil se você
for um usuário Wix, basta usar nossa ferramenta grátis, sábia e
confiável: o Wix SEO Wiz. O único investimento necessário é seu tempo, seu suor e seu esforço – e o retorno é imenso!
Preciso entender de programação para fazer SEO?
De jeito nenhum! Para falar a verdade, você não precisa saber programar nem se quiser criar um site
hoje em dia. Um conhecimento básico de HTML pode ajudar a entender as
páginas de forma estrutural, mas não há nenhuma necessidade de cursar
Introdução à Ciência da Computação para estar bem posicionado no Google.
O que é SEO local?
SEO local refere-se às ações
específicas que você pode tomar para aparecer nos resultados de buscas
quando alguém estiver procurando um negócio na sua região – por exemplo
“sapateiro na Vila Madalena”. Melhorar seu SEO local
é uma maneira excelente de atrair novos clientes que estão bem pertinho
mas, ironicamente, estão procurando você na internet. Uma das melhores
práticas é inscrever-se em diretórios online, como o Google Meu Negócio,
que permite que você apareça no Google Maps e aumenta suas chances de
aparecer no “Local Pack” (aqueles três resultados que aparecem logo
abaixo do mapa na página de resultados).
Como ser encontrado no Google?
Primeiramente, é preciso assegurar-se
de que seu site está sendo rastreado e indexado, para poder subir a
escadaria dos resultados. Aqui estão os passos a serem tomados:
- Ter o site verificado pelo Google Search Console
O Google Search Console (antigo Google Webmaster Tools) é um serviço gratuito oferecido pelo Google para donos de sites. Ter ser site verificado pelo GSC é considerado uma boa prática de SEO e permitirá que o Google identifique que você é o dono do site. Além disso, o Google Search Console disponibiliza informações importantes sobre seu site, como a quantidade de impressões nos resultados de buscas, quantidade de cliques e posicionamento para determinadas palavras-chave. Se você é usuário Wix, detalhamos o processo de verificação neste guia passo-a-passo. - Enviar seu sitemap
O sitemap é um mapa do seu site, detalhando como cada página está conectada às demais. É importante enviar o sitemap aos motores de busca, para que possam rastrear seu site com maior facilidade e velocidade, o que melhora seu SEO de uma forma geral. Quer saber mais? Dê uma lida nas instruções sobre como enviar seu sitemap com o Wix. - Fazer testes
A maneira mais fácil de conferir se seu site foi indexado é digitar “site:nomedoseusite.com” na caixa de pesquisa do Google para ver se aparecerá algum resultado. Se a sua página aparecer nos resultados, é porque seu site foi indexado. Não se desespere se os resultados não surgirem imediatamente, pois este processo pode demorar um pouco.
Bônus: Se você é usuário Wix e tem seu próprio domínio, pode pular os dois primeiros passos e usar diretamente o Wix SEO Wiz para a indexação. Basta seguir as instruções em sua tela e esperar que tudo aconteça em um passe de mágica.
Importante: Indexação não é
sinônimo de otimização. Seu site por ter sido indexado pelo Google, mas
ainda não estar posicionado nas primeiras páginas. É aí que entra a
otimização (SEO).
Como posso melhorar meu SEO?
Um excelente SEO começa com
planejamento e curiosidade, então você já está no caminho certo. Saiba
que cada aspecto de seu site, do conteúdo ao design, pode impactar sua
posição nos resultados de busca. Há mais de 200 sinais no algoritmo do
Google que ajudam a decidir o destino de um site em termos de
posicionamento, mas os elementos mais levados em consideração são os
seguintes:
- Conteúdo
Seu conteúdo foi bem escrito e é de boa qualidade? Você escolheu as palavras-chave corretas? Seu conteúdo pode ser visualizado de forma correta em celulares? Todos esses elementos influenciam a maneira como os robôs interpretam seu conteúdo e posicionam suas páginas. Por isso, é crucial trabalhar bastante no seu conteúdo para melhorar seu posicionamento. Continue lendo o artigo para descobrir como!
- Links
Quando falamos de SEO, cada link para seu site é como um voto de confiança e é bastante valorizado pelos motores de busca. Conseguir links com certeza beneficiará sua página.
- SEO técnico
Rastreabilidade, SEO “on-page” e outros aspectos técnicos são a chave para esse ponto. Incluindo, entre outros, a otimização de meta-títulos e descrições, o aperfeiçoamento da estrutura da página através do uso de cabeçalhos e o nível de segurança de seu site.
Comece dando uma olhada na nossa
ferramenta de SEO eficiente e grátis, o Wix SEO Wiz. O Wiz traz uma
checklist completa e muito fácil de seguir para você ter certeza de que
não esqueceu de nenhum passo importante.
Como me mantenho informado sobre as novidades do SEO?
Seguindo o Blog do Wix, onde sempre
publicamos guias completos e atualizados para responder todas as suas
dúvidas sobre SEO. Em inglês também temos o Wix SEO Guide, a nossa bíblia, com informações mais profundas sobre otimização para motores de busca.
O que são palavras-chave de SEO?
Palavras-chave são frases de duas a
cinco palavras que seus potenciais clientes provavelmente digitam nos
motores de busca quando estão procurando você, ou um negócio similar ao
seu. Escolher e introduzir os termos corretos em seu conteúdo é crucial,
pois ajuda os robôs do Google a entenderem seu site melhor e
identificá-lo como um resultado relevante para uma busca específica.
Como encontrar as palavras-chave ideais para meu site?
Para encontrar as palavras-chave mais
relevantes, faça uma lista de palavras que seus potenciais visitantes
ou clientes usaria para encontrar seu site. Não pense em como você
descreveria seu negócio, mas como as pessoas o procurariam na internet.
Por exemplo, mesmo que você possa descrever seu negócio como “design
para a natureza”, muitos clientes devem estar procurando por
“jardinagem”. E adivinha só: nós temos o guia completo sobre como encontrar as palavras-chave perfeitas para seu site.
Como otimizar meu texto para SEO? O que é “conteúdo excelente”?
Depois de definir suas
palavras-chave, você deve inseri-las em diversos lugares em seu site:
seu título de SEO, seu endereço (URL), o conteúdo das páginas, a
descrição das imagens (na medida do possível) e também seu blog!
Para avaliar a qualidade de um texto, os motores de busca seguem critérios específicos. O conteúdo será bem posicionado se for:
- Valioso – informativo e útil para o leitor
- Único – não é possível encontrar esta informação em outros sites
- Fresco – atualizado regularmente
Normalmente, começar um blog é uma ótima maneira de preencher seu site com conteúdo útil, único e atualizado.
Imagens influenciam o SEO?
Resposta rápida e direta: sim, com
certeza. Ter imagens completamente otimizadas permitirá que sejam
encontradas na busca do Google Imagens, que trará ainda mais tráfego
para seu site. Como alcançar esse objetivo? Primeiramente, é preciso
assegurar-se de adicionar alt text
para cada imagem. O Google e os outros motores de busca não “enxergam”
as imagens da forma como nós humanos, por isso é necessário adicionar
esse texto às suas imagens para ajudá-los a entender o que há em cada
foto, gráfico ou ilustração. Lembre-se: é importante que você adicione
um texto único e descritivo no alt text de cada imagem.
Em seguida, assegure-se de que as imagens em seu site carregam rapidamente e na mais alta qualidade. Por sorte, basta usar a Wix Pro Gallery e a qualidade das suas imagens não será prejudicada no carregamento em alta velocidade. Veja o guia completo sobre como otimizar imagens.
Qual a relação entre UX e SEO?
A forma como os usuários percebem e
vivenciam a experiência de navegação pelo seu conteúdo é muito
importante como sinal para o posicionamento de seu site nos resultados.
Vários fatores influenciam este cálculo, como o tempo que as pessoas
passam em cada página, a quantidade de páginas visitadas e sua bounce rate.
Por isso é tão importante que seu site não apenas tenha um visual
deslumbrante, mas também seja funcional e de fácil navegação.
Quantas palavras-chave devo incluir por post no meu blog?
Adicionar palavras-chave ao seu
conteúdo é uma maneira excelente de atrair nichos de audiência a partir
dos resultados de busca. Assim como em tudo na vida, é importante
encontrar um equilíbrio. É importante que as palavras-chave apareçam ao
menos uma vez no título e no primeiro parágrafo de seu texto, e duas ou
três vezes ao longo do artigo. Em um artigo sobre determinado assunto, é
esperado que as palavras-chave surjam de forma natural pelo texto, sem
que você precise forçar sua inclusão. Entretanto, caso sinta que está
sendo muito repetitivo, use mais sinônimos. Os motores de busca estão
melhorando muito sua capacidade de compreensão de diferentes assuntos e
como as palavras se relacionam, de forma que não há necessidade de
recorrer sempre à mesma palavra-chave.
Qual o tamanho ideal de um artigo?
Mesmo que teoricamente ainda não se
tenha definido a quantidade certa de palavras, muitos estudos indicam
que o conteúdo em “formato longo” tem boa performance nos resultados de
buscas. Dito isso, não se trata de uma regra universal e você deve
considerar acima de tudo o que é esperado pelo seu público e o que é
mais comum no seu ramo. Além disso, tamanho não é documento. A qualidade
do conteúdo, a existência de elementos visuais e vídeos, a satisfação
dos leitores e seu envolvimento também são fatores que influenciam seu
posicionamento. O mais importante é entender que qualquer artifício
usado para que seu público passe mais tempo na página terá um impacto
positivo em seu SEO.
Com que frequência devo publicar em meu blog?
Manter um blog ajuda a manter seu
site sempre fresco, pois os robôs do Google se acostumarão a sempre
voltar em busca de novo conteúdo. Sem dúvida nenhuma, não é necessário
publicar diariamente. Procure encontrar um ritmo que se encaixe na sua
rotina. O mínimo deve ser um vez ao mês, mas um bom investimento em SEO
pede uma frequência semanal. Quanto mais, melhor – desde que você tenha o
que dizer.
O que são backlinks?
Os backlinks
são link de sites externos direcionados ao seu site (ou qualquer uma
das páginas internas) e são muito importantes para sua estratégia de
SEO. Na realidade, quanto mais links você tiver, maior será o nível de
confiança e autoridade do seu site aos olhos do Google. Conseguir esses
links não é fácil, mas você pode começar entrando em contato com
blogueiros, sites e revistas do seu ramo, e pedir para ser mencionado.
Leia nosso artigo para conhecer as melhores dicas de outreach marketing.
Não se esqueça que é importante
manter-se fiel às diretrizes do Google e não participar de nenhum
“troca-troca de links”, que seria um grande pecado de SEO. Leia mais sobre as diretrizes do Google aqui.
Como as redes sociais influenciam o SEO?
Este tema vem sendo debatido há algum
tempo, mas pense assim: quanto mais pessoas se envolverem com seu
conteúdo, mais vezes ele acabará sendo compartilhado. Isto aumenta o
tráfego em seu site, o que é excelente para seu SEO. Sendo assim, mesmo
que ainda não seja com toda a certeza um fator direto de influência, a
performance nas redes sociais provavelmente tem um impacto indireto no
seu posicionamento.
Meu domínio afeta meu SEO?
Sim, com certeza. Seu nome de domínio
é um dos primeiros lugares onde os robôs vão para entender o tema do
seu site. Por isso, é uma excelente ideia fazer uma pesquisa prévia para
entender as palavras-chave mais relevantes para seu negócio antes de
escolher seu domínio. Precisa de ajuda? Aqui vão algumas dicas para escolher o domínio certo para seu site.
O que são meta tags?
Quando falamos de meta tags, nos referimos essencialmente ao meta título ou título para SEO, além da meta descrição. Junto com o seu endereço (URL), eles formam o snippet
que aparece nos resultados de busca (como pode ser visto na imagem
abaixo). Por isso é tão importante prestar atenção a esses textos, que
serão lidos pelos robôs na tentativa de entender o conteúdo da sua
página.
O que são e porque preciso de tags de cabeçalho?
Tags de cabeçalho (de H1 a H6) são os
nomes que o SEO dá aos títulos e às manchetes, que são excelentes para
estruturar e hierarquizar sua página. Pense no seu site como um jornal:
as manchetes principais são as mais importantes, e os títulos dos demais
artigos são menos relevantes. Isso significa que o H1 deve ser usado
para o título principal, o H2 para um nível de importância abaixo, e
assim por diante.
Adicionar tags de cabeçalho torna seu
conteúdo mais legível para os visitantes do site e para os robôs do
Google, o que significa um SEO mais forte para seu site. O Wix facilita a
forma de adicionar tags de cabeçalho às suas páginas.
O que é redirecionamento?
O redirecionamento 301 é usado para
transferir todo o tráfego de uma página para outra. Em resumo, é como
falar aos motores de busca, como o Google, que o endereço (URL) de uma
página mudou e informar o novo endereço. Este procedimento ajuda a
página nova a adquirir o poder de SEO da página antiga, e é necessário
para evitar duplicidade de conteúdo, que o Google realmente não gosta.
Quanto tempo demora para meu site aparecer nos resultados de busca?
Seja paciente, pequeno gafanhoto.
Costuma demorar um pouco para os motores de busca exibirem as páginas de
seu site, especialmente se for um site novo. Não podemos dar um prazo
específico, uma vez que há vários fatores envolvidos, como a
competitividade do seu ramo ou das palavras-chave usadas, a qualidade e o
ineditismo do conteúdo que você publica, e a otimização de seu site.
De toda forma, lembre-se de que um
bom posicionamento não ocorre da noite para o dia. É preciso dar tempo
aos robôs do Google, para que levem em consideração as alterações que
você fez. No final das conta, SEO é como uma maratona. É um processo
contínuo, o que significa que você pode (e deve!) atualizar seu site com
regularidade, usando conteúdo de qualidade, para conseguir um
posicionamento melhor.
Como posso medir meu tráfego orgânico?
A melhor maneira de medir seus
esforços orgânicos é usar as ferramentas do Google. O Google Analytics
and o Google Search Console são excelentes para indicar como está a
performance de seu site.
- No Google Search Console, você pode descobrir quais são as buscas que resultam em mais acessos ao seu site através do Google.
- No Google Analytics, você pode ver o tamanho de tráfego orgânico que chega ao seu site. Há gráficos e você pode usar diferentes dados para analisar as alterações no tráfego orgânico olhando diferentes períodos de tempo e comparando-os. Se você ainda não se sente seguro sobre como usar o Google Analytics, temos um guia para essa ferramenta também!
Como otimizo meu site Wix?
SEO pode assustar à primeira vista, mas não há razão para ter medo. Ainda mais se você é usuário Wix.
Primeiramente, não se preocupe com
nenhum aspecto técnico de seu site, pois essa parte fica por nossa
conta. Pode ficar tranquilo que o código do site pode ser lido pelos
robôs com toda a facilidade, seu site carrega carrega rápido, e já vem
com uma versão específica para dispositivos móveis.
Além disso, o Editor Wix permite que
você faça alterações em seu site com bastante facilidade, sem precisar
tocar no código. Você pode alterar textos, títulos, descrições e
cabeçalhos sem nenhuma dificuldade, adicionar alt text às imagens
diretamente em seu site, e muito mais.
Enfim, se você ainda não percebeu, nós achamos que o Wix SEO Wiz
é uma ferramenta avançada incrível. Ele ajuda na otimização do seu site
a cada passo, e inclui uma checklist para que você não se esqueça de
nenhuma tarefa.
Wix é bom para SEO?
Não podemos mentir, somos parciais
quando dizemos que o Wix é o melhor em termos de SEO. Mas são tantos
casos de sucesso, como o usuário que usa o Wix SEO Wiz com todos os seus
clientes e rapidamente cresceu 80% em tráfego orgânico. Há uma grande
quantidade de usuários posicionados na primeira página do Google usando
as ferramentas do Wix – mesmo que estejam disputando palavras-chave
bastante competitivas.
E se você ainda tiver alguma dúvida, deixe um comentário aqui embaixo e vamos responder!
Fonte: https://pt.wix.com/blog/2018/02/seo-respondemos-todas-as-suas-perguntas/
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