Aprendendo a resolver equação com
duas incógnitas 
Nas equações
de primeiro grau com duas incógnitas muitas pessoas têm dificuldade de
resolver. Uma das dificuldades é passar a linguagem matemática abstrata para a
linguagem de resolução. 
Na equação proposta temos 4x -3y = 11 e pede para
encontrar o valor de y, sabendo-se que x vale 2.
Numa resolução
podemos demonstrar da seguinte forma:
Já sabemos
que vale X = 2 
O segundo
passo é multiplicar 4 por 2 – 3y =11 ou seja 4 .2 -3y=11
Então fica:
8 -3y =11  (- 3y = 11 – 8 )
-3y = 3/3 =
1  então y = -1  e  x =
2  Parabéns aos que acertaram! 
Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, 
Bacharel em Direito e Escritor. Pesquisador sobre Engenharia Didática em
 Educação Matemática; Modelagem; Construção do Conhecimento em 
Matemática; Modelos Matemáticos e suas Aplicações na vida real. Criou o 
método X Y e Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão 
algébrica com objetos ilustrativos. Seu trabalho é reconhecido com 
Medalha de Mérito como docente pelo Instituto Matematics.
Docente nos cursos de Matemática, Ciências Contábeis, Administração e
 Engenharia. Autor de mais de 10 (dez) livros e têm vários artigos 
publicados em revistas e jornais especializados.  Semanalmente escreve 
para o portal D.Dez, Jornal da Cidade e Folha Online. Sobre: Educação 
Matemática e Desenvolvimento da  Aprendizagem.  Site: www.valdivinosousa.mat.br – E-mail: valdivinosousa.mat@gmail.com       Celular / Whatsap: 11 – 99608-3728
COMENTÁRIOS
Fernando Gullarte  É uma coisa simples, de resolver mas a maioria vão errar.. ou não sabe resolver...
Gerenciar
Fernando Gullarte  EQUAÇÃO COM DUAS INCÓGNITAS.. O ENUNCIADO JÁ DAR O VALOR DE X.. E AGORA?
Gerenciar
Valdivino Sousa  Nas
 equações de primeiro grau com duas incógnitas muitas pessoas têm 
dificuldade de resolver.  Uma das dificuldades é passar a linguagem 
matemática abstrata para a linguagem de resolução. Na equação proposta 
temos 4x -3y = 11 e pede para encontrar o valor de y, sabendo-se que x 
vale 2.
Numa resolução podemos demonstrar da seguinte forma:
Já sabemos que X vale = 2
O segundo passo é multiplicar 4 por 2 – 3y =11 ou seja 4 .2 -3y=11
Então fica: 8 -3y =11 (- 3y = 11 – 8 )
-3y = 3/3 = 1 então y = -1 e x = 2 Parabéns aos que acertaram!
Numa resolução podemos demonstrar da seguinte forma:
Já sabemos que X vale = 2
O segundo passo é multiplicar 4 por 2 – 3y =11 ou seja 4 .2 -3y=11
Então fica: 8 -3y =11 (- 3y = 11 – 8 )
-3y = 3/3 = 1 então y = -1 e x = 2 Parabéns aos que acertaram!

 
 










 
 

 
 
 
 
 
 
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