Você já ouviu falar em Engenharia Didática em Matemática? conheça o Matemático que pesquisa e aplica à Engenharia Didática em Matemática. Valdivino
Alves de Sousa, conhecido como Valdivino Sousa é um Matemático
brasileiro nascido no Estado da (Bahia em 24 de Dezembro de 1973).Fez seus
estudos iniciais em sua cidade natal e depois cursou o ensino Médio técnico
(antigo 2º grau) no Colégio Washington na Cidade de São Paulo
-SP. Desde que iniciou a estudar o que lhe chamava atenção em sua vida, era à
área de Exatas, entre idas e vindas, cursou 04 (quatro) faculdades: Ciências
Contábeis, Direito, Licenciatura Plena em Pedagogia e Licenciatura Plena em
Matemática. Tem duas pós-graduações em: Educação Matemática Comprada e em Psicopedagogia.
Desde
adolescente já identificava com os números tendo um raciocínio lógico
surpreendente na resolução de problemas Matemáticos. Com muita satisfação e
realização de seu sonho concluiu a graduação em Matemática. Em seguida cursou
pós Graduação em Psicopedagogia, e Pós graduação em Educação Matemática
Comparada.
O
método que criou ajuda no aprendizado de equação de 1º grau, com o uso de
objetos ilustrativos, pois mostram para as pessoas que quando falamos 2x ou 3x
podem ser duas maçãs, ou duas laranjas e as figuras ilustram o problema
matemático de uma forma agradável e desperta o interesse do aluno querer
entender e resolver.
O Método
XYZ é uma nova metodologia que consiste determinar uma forma de educação
Matemática diferente da que existe. Nela ele mostra a importância de uma
aprendizagem significativa de conceitos matemáticos voltados para a vida real.
Seu método de ensino comprova que o aluno tem a capacidade de compreender
e resolver um problema matemático de várias maneiras.
O
método tem grande relevância, pois sua pesquisa foi analisar a compreensão das
pessoas que sentem dificuldades de entender uma expressão algébrica. Em sua
análise ele identificou que nos problemas matemáticos no lugar de letras como
X, Y e Z podem ser substituídos por objetos ilustrativos, já que uma equação do
tipo 2x + 4 -2 = 8. O aluno tem dificuldade de entender ao deparar com as
formalidades algébricas.
Criador do método X Y Z
que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos
ilustrativos. Docente nos cursos de Matemática, Ciências Contábeis,
Administração e Engenharia. Autor de mais de 15 livros e têm vários
artigos publicados em revistas e jornais especializados. Tem experiência
na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais, Matemática Computacional e Engenharia Didática, atuando principalmente nos
seguintes temas: métodos numéricos, equações diferenciais, modelagem,
simulações e didática no ensino de Matemática.
Além
da Matemática atua há mais de 20 anos em Contabilidade e desde 2005 é Contador
responsável da Alves Contabilidade.
Outras
atividades: Produtor de Conteúdo, Cientista de dados e Colunista
Mtb 60.448. Semanalmente escreve para o portal D.Dez e Folha Online. Sobre: Comportamento, Educação Matemática e
Desenvolvimento da Aprendizagem.
E-mail: valdivinosousa.mat@gmail.com
WhatsApp: 11 - 9.9608-3728
Nenhum comentário:
Postar um comentário