Os matemáticos se destacam em várias
áreas no mercado de trabalho, engana-se quem pensa que a matemática se limita
em sala de aula. Pois quem gosta
de números e cálculos, às vezes, não cogita cursar matemática
por pensar que as opções de carreira é somente a docência e à pesquisa. No
entanto, as possibilidades vão além das salas de aula de escolas e universidades.
Matemáticos
são procurados por empresas de áreas como mercado financeiro, logística,
marketing, tratamento de dados, gestão de informação, pesquisa, tecnologia da
informação, química, física, ciências computacionais, gerenciamento ambiental,
produção e muitas outras.
Onde
atuar?
Confira
algumas áreas em que o profissional de matemática pode trabalhar
Economia
e mercado financeiro: otimiza o gerenciamento de investimentos e faz modelagem
de produtos financeiros.
Design
de produtos: faz testes e simula a funcionalidade dos produtos, otimizando-os.
Produção:
otimiza os processos de produção para evitar desperdícios, gerencia a cadeia de
suprimentos e atua na modelagem de sistemas de produção.
Gerenciamento
ambiental: cria modelagens com o intuito de auxiliar decisões a respeito de
produtos ou processos que causam danos ao meio ambiente.
Biomatemática:
atua na recuperação de imagens obtidas por exames como tomografias e
ressonâncias e quantifica a leitura de imagens de ultrassonografia.
Ciências
computacionais: cria algoritmos para software e também traduz modelos matemáticos
para a linguagem computacional.
Valério,
é matemático e diretor de Aquisição e Alienação de Participações da Caixa
Econômica Federal, assim como outros Bancos
têm contratado matemáticos.
A formação em matemática dispõe de dois caminhos:
licenciatura e bacharelado. O primeiro é para lecionar para alunos de ensinos fundamental
e médio.
O segundo é ideal para os que se encantam com as soluções da matemática para problemas concretos da humanidade. Durante o bacharelado, o profissional se aprofunda nos temas da disciplina, estudando equações diferenciais, inteligência artificial e algoritmos. Ambos os caminhos possibilitam tornar-se pesquisador ou professor do ensino superior, caso dê continuidade aos estudos com pós-graduações. Coordenador de graduação em matemática na Universidade de Brasília (UnB), Yuri Dumaresq afirma que, independentemente da área, o profissional deve estar apto às soluções matemáticas. “Isso é o que ele, de fato, fará dentro de uma organização. Ao se deparar com a questão, a pessoa deve encontrar a melhor forma de resolvê-la.” Leia a matéria
O segundo é ideal para os que se encantam com as soluções da matemática para problemas concretos da humanidade. Durante o bacharelado, o profissional se aprofunda nos temas da disciplina, estudando equações diferenciais, inteligência artificial e algoritmos. Ambos os caminhos possibilitam tornar-se pesquisador ou professor do ensino superior, caso dê continuidade aos estudos com pós-graduações. Coordenador de graduação em matemática na Universidade de Brasília (UnB), Yuri Dumaresq afirma que, independentemente da área, o profissional deve estar apto às soluções matemáticas. “Isso é o que ele, de fato, fará dentro de uma organização. Ao se deparar com a questão, a pessoa deve encontrar a melhor forma de resolvê-la.” Leia a matéria
O
matemático que atua em várias atividades
Valdivino
Alves de Sousa é
um Matemático
brasileiro nascido no Estado da (Bahia
em 24 de Dezembro de
1973). Fez seus estudos
iniciais em sua cidade natal e depois cursou o ensino Médio técnico (antigo 2º
grau) no Colégio Washington na Cidade de São Paulo -SP. Desde
que iniciou a estudar o que lhe chamava atenção em sua vida, era à área de
Exatas, entre idas e vindas, cursou 04 (quatro) faculdades: Ciências Contábeis,
Direito, Licenciatura Plena em Pedagogia e Licenciatura Plena em Matemática.
Desde
adolescente já identificava com os números tendo um raciocínio lógico
surpreendente na resolução de problemas Matemáticos. Com muita satisfação e
realização de seu sonho concluiu a graduação em Matemática. Em seguida cursou
pós Graduação em Psicopedagogia, e Pós graduação em Educação Matemática
Comparada.
Trabalha
com Engenharia
Didática em Matemática, tem três artigos científicos premiados e Criou
o método X, Y e Z de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos.
O
método que criou ajuda no aprendizado de equação de 1º grau, com o uso de
objetos ilustrativos, pois mostram para as pessoas que quando falamos 2x ou 3x
podem ser duas maçãs, ou duas laranjas e as figuras ilustram o problema
matemático de uma forma agradável e desperta o interesse do aluno querer
entender e resolver.
O Método
XYZ é uma nova metodologia que consiste determinar uma forma de educação
Matemática diferente da que existe. Nela ele mostra a importância de uma
aprendizagem significativa de conceitos matemáticos voltados para a vida real.
Seu método de ensino comprova que o aluno tem a capacidade de compreender
e resolver um problema matemático de várias maneiras.
O
método tem grande relevância, pois sua pesquisa foi analisar a compreensão das
pessoas que sentem dificuldades de entender uma expressão algébrica. Em sua
análise ele identificou que nos problemas matemáticos no lugar de letras como
X, Y e Z podem ser substituídos por objetos ilustrativos, já que uma equação do
tipo 2x + 4 -2 = 8. O aluno tem dificuldade de entender ao deparar com as
formalidades algébricas.
Valdivino
Sousa é Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito,
Mestrado em Ciências da Educação Matemática e Escritor. Criador do método X Y Z
que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos
ilustrativos. Docente nos cursos de Matemática, Ciências Contábeis,
Administração e Engenharia. Autor de mais de 15 livros e têm vários
artigos publicados em revistas e jornais especializados. Tem experiência
na área de Matemática, com ênfase em Equações
Diferenciais Parciais, Matemática
Computacional e Engenharia
Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos numéricos, equações
diferenciais, modelagem, simulações e didática no ensino de Matemática.
Além da
Matemática atua há mais de 20 anos em Contabilidade e desde 2005 é Contador
responsável da Alves
Contabilidade.
Outras
atividades:
Programador Web, Estrategista de Conteúdo e mídias digitais, Blogueiro Mtb
60.448. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, Jornal da Cidade e Folha
Online. Sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da
Aprendizagem.
• Site oficial de Valdivino Sousa
•Twitter oficial de Valdivino Sousa
• Facebook de Valdivino Sousa
•Instagram de Valdivino Sousa
•Twitter oficial de Valdivino Sousa
• Facebook de Valdivino Sousa
•Instagram de Valdivino Sousa
Nenhum comentário:
Postar um comentário