O
Professor e Matemático Valdivino Sousa ensina Matemática de graça em redes
sociais, ele é criador do método x y z que facilita aprendizagem de equação com
o uso de objetos ilustrativos, o matemático posta problemas nas redes sociais
usando frutas e demais objetos, ou seja, no lugar de ser uma incógnita x, ou y
ele utiliza um objeto.
O resultado tem dado a ele o reconhecimento de um
Matemático didático que usa método diferente para ensinar. Suas explicações têm
uma linguagem e abordagem passo a passo mostrando para as pessoas como chegou o
resultado. “para mim é gratificante ver meu trabalho sendo reconhecido, e fico
contente de saber que as pessoas estão aprendendo matemática de um jeito
diferente”, Explica o Matemático Valdivino Sousa.
Seu
método de ensino
Seu
método de pesquisa e uma de suas abordagens é a Engenharia Didática em Educação
Matemática, um jeito diferente de aprender matemática. O objetivo é
proporcionar uma visão de aprendizagem de equação de 1º grau e expressões
algébricas por meio da Engenharia Didática em Educação Matemática, com o uso de
objetos ilustrativos.
Seu
método teve grande repercussão na mídia, pois o tema do ano passado de
2017 na 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que ocorreu do dia 23 a 29
de Outubro foi “A Matemática está em tudo”. E o Matemático foi convidado para
palestrar no MEC em Brasília falando de seu método de ensino.
Como
surgiu a Engenharia Didática?
A
Engenharia Didática emergiu na Didática da Matemática, enfoque da didática
francesa, no início dos anos 80. Entre os estudiosos do tema, se destaca a
matemática e pesquisadora francesa Michèle Artigue, considerada como uma das
responsáveis pelo estabelecimento pelo método e teoria da Engenharia Didática
em Educação Matemática.
Sendo
assim, a Engenharia Didática é uma forma de trabalho didático comparável ao
trabalho de um engenheiro, que realiza um projeto, se apoiando em conhecimentos
científicos, ao qual se submete.
A
Engenharia Didática é vista como uma metodologia de pesquisa e caracteriza-se
em primeiro lugar como experimental, baseada em “realizações didáticas em sala
de aula, na concepção, realização, observação, análise e validação de sessões
de ensino.“ Com aplicação da Engenharia Didática em Matemática podemos
trabalhar em sala de aula vários temas de Matemática, por exemplo, sendo a
equação: 2x + 4 = 8, onde 2x pode representar várias coisas, como duas
laranjas, duas maçãs etc. Observamos que na Engenharia Didática em Matemática
há concentração diferente, mostrando ao aluno o passo a passo até o resultado.
Nas
redes sociais
Nas
redes sociais a maioria dos problemas postados envolve equação de primeiro e
expressão algébrica, além de outros assuntos de Matemática. “Quando utilizamos
objetos ilustrativos podemos trabalhar vários temas, nos problemas envolvem
equação, expressão, soma, subtração, multiplicação e divisão”, ressalta
Valdivino Sousa.
Valdivino
Sousa é Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em
Direito e Escritor. Possui mais de 20 anos de experiência na área Contábil,
desde 2005 é Contador responsável da Alves Contabilidade e Consultoria
Tributária. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de
equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Docente nos cursos de
Matemática, Ciências Contábeis, Administração e Engenharia. Autor de mais de 10
(dez) livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais
especializados.
Blogueiro
Mtb 60.448, Consultor e Estrategista de Mídias Digitais. Semanalmente
escreve para o portal D.Dez, Jornal da Cidade e Folha Online. Sobre:
Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem.
Tem
experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais
Parciais, Matemática Computacional e Engenharia Didática, atuando
principalmente nos seguintes temas: métodos numéricos, equações diferenciais,
modelagem, simulações e didática no ensino de matemática.
Contatos:
E-mail:
valdivinosousa.mat@gmail.com
Telefone
Celular / Whatsap: 11 – 9.9608-3728
Nenhum comentário:
Postar um comentário