Professor ensina Matemática de graça em redes sociais Professor ensina Matemática de graça em redes sociais - Valor X

21/02/2018

Professor ensina Matemática de graça em redes sociais

O Professor e Matemático Valdivino Sousa ensina Matemática de graça em redes sociais, ele é criador do método x y z que facilita aprendizagem de equação com o uso de objetos ilustrativos, o matemático posta problemas nas redes sociais usando frutas e demais objetos, ou seja, no lugar de ser uma incógnita x, ou y ele utiliza um objeto.

O resultado tem dado a ele o reconhecimento de um Matemático didático que usa método diferente para ensinar. Suas explicações têm uma linguagem e abordagem passo a passo mostrando para as pessoas como chegou o resultado. “para mim é gratificante ver meu trabalho sendo reconhecido, e fico contente de saber que as pessoas estão aprendendo matemática de um jeito diferente”, Explica  o Matemático Valdivino Sousa.

Seu método de ensino

Seu método de pesquisa e uma de suas abordagens é a Engenharia Didática em Educação Matemática, um jeito diferente de aprender matemática. O objetivo é proporcionar uma visão de aprendizagem de equação de 1º grau e expressões algébricas por meio da Engenharia Didática em Educação Matemática, com o uso de objetos ilustrativos.

Seu método teve grande repercussão na mídia, pois o tema do ano passado de 2017 na 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que ocorreu do dia 23 a 29 de Outubro foi “A Matemática está em tudo”. E o Matemático foi convidado para palestrar no MEC em Brasília falando de seu método de ensino.

Como surgiu a Engenharia Didática?

A Engenharia Didática emergiu na Didática da Matemática, enfoque da didática francesa, no início dos anos 80. Entre os estudiosos do tema, se destaca a matemática e pesquisadora francesa Michèle Artigue, considerada como uma das responsáveis pelo estabelecimento pelo método e teoria da Engenharia Didática em Educação Matemática.
Sendo assim, a Engenharia Didática é uma forma de trabalho didático comparável ao trabalho de um engenheiro, que realiza um projeto, se apoiando em conhecimentos científicos, ao qual se submete.
A Engenharia Didática é vista como uma metodologia de pesquisa e caracteriza-se em primeiro lugar como experimental, baseada em “realizações didáticas em sala de aula, na concepção, realização, observação, análise e validação de sessões de ensino.“ Com aplicação da Engenharia Didática em Matemática podemos trabalhar em sala de aula vários temas de Matemática, por exemplo, sendo a equação: 2x + 4 = 8, onde 2x pode representar várias coisas, como duas laranjas, duas maçãs etc. Observamos que na Engenharia Didática em Matemática há concentração diferente, mostrando ao aluno o passo a passo até o resultado.

Nas redes sociais

Nas redes sociais a maioria dos problemas postados envolve equação de primeiro e expressão algébrica, além de outros assuntos de Matemática. “Quando utilizamos objetos ilustrativos podemos trabalhar vários temas, nos problemas envolvem equação, expressão, soma, subtração, multiplicação e divisão”, ressalta Valdivino Sousa.

Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito e Escritor. Possui mais de 20 anos de experiência na área Contábil, desde 2005 é Contador responsável da Alves Contabilidade e Consultoria Tributária.  Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Docente nos cursos de Matemática, Ciências Contábeis, Administração e Engenharia. Autor de mais de 10 (dez) livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais especializados.

Blogueiro Mtb 60.448, Consultor e Estrategista de Mídias Digitais. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, Jornal da Cidade e Folha Online. Sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem.

Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais, Matemática Computacional e Engenharia Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos numéricos, equações diferenciais, modelagem, simulações e didática no ensino de matemática.
Contatos