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O Blog do Prof. Valdivino Sousa pretende de uma forma simples apresentar como a Matemática está presente em tudo, e como ela está inserida em nosso cotidiano.

Um jeito diferente de Aprendar Matemática

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03/10/2017

Problema com expressão algébrica utilizado no lugar de X, Y e Z objetos ilustrativos






Resolução: 1ª linha: 3x =15/3= 5 logo cada chave vale 5
2ª linha: 1x +2x= 25 (1x=25-5=20/2x = 10 logo cada roda vele 10
3ª linha: 10 – 2x =8 (2x = 8-10 = /2 = 1 cada porca vale 1
4ª linha: invertemos a equação para obedecer as regras das expressões numéricas:
10 x5+1 = 51 Portanto o valor da última linha é 51 Parabéns aqueles que acertaram.

Problemas matemáticos exige atenção e em regra nem sempre seguir essa que: a ordem dos fatores não altera o produto. Nesses problemas altera sim...deve seguir a regra (MDSS) onde primeiro resolvermos a Multiplicação segundo a Divisão, terceiro a Soma e quarto a Subtração, conhecido como elemento das expressões numéricas.

Valdivino Alves de Sousa é Matemático e criou o método X Y Z para facilitar a aprendizagem de equação de primeiro grau com o uso de objetos ilustrativos, o professor de Matemática Valdivino Sousa procura sempre inovar nas suas resoluções e didática no ensino de Matemática.   

O método tem grande relevância, pois sua pesquisa foi analisar a compreensão das pessoas que sentem dificuldades de entender um problema matemático ou expressão álgebras.  Em sua análise ele identificou que nos problemas matemáticos no lugar de letras como X, Y e Z podemos utilizar objetos ilustrativos, e este método veem surtindo grandes efeitos, o Professor ensina Matemática e posta problemas nas redes sociais e depois posta suas resoluções com uma linguagem simples e fácil de entender.

O Matemático Valdivino Alves de Sousa observa que a matemática é ensinada de forma errada e equivocada, e falta uma didática pedagógica em relação o professor de Matemática. “Não adianta o professor apenas passar a matéria e não explica, por exemplo que toda letra na frente de um número está multiplicando e que a soma é inversa da subtração e a multiplicação é inversa da divisão” explica o professor e pesquisador.
O Matemático relata que o ensino de matemática, a dificuldade na aprendizagem está embutida ao rigor de abstração que esses conteúdos exigem, juntamente o modo que é ensinada, os conteúdos são trabalhados nas escolas, de maneira teórica, abrindo uma lacuna de difícil compreensão e aprendizagem dos alunos fazendo com que não reconheçam a importância da matemática em nosso dia a dia. “Quando optei por um novo método de ensino que as pessoas sabiam onde a matemática estava sendo aplicada, com certeza desperta o interesse e curiosidade de saber como estamos cercados pelos números, e que tudo é matemática, e que essa ciência é a mãe de todas as demais ciências”. Conta Valdivino Sousa.
Alguns anos atrás vem observando o comportamento das pessoas em relação a Matemática, e suas dificuldades de entendimento com a mesma. Segundo ele “é uma tarefa interessante e trabalhosa de testar modelos matemáticos que melhor encaixe numa coisa ou em outra. As vezes passamos meses tentando criar uma fórmula que atinge um aprendizado esperado, mas antes de aplicar existe todo um teste piloto para ver se vai funcionar nas mentes dos alunos”, explica o pesquisador. Seu  método que ajuda no aprendizado de equação de 1º grau, com o uso de objetos ilustrativos. No caso deste  método o qual já vinha surtindo efeito desde que começou aplicar e analisar a compreensão das pessoas que sentem dificuldades de entender expressão em álgebras. Em sua pesquisa ele identificou que nos problemas matemáticos no lugar de letras como X, Y e Z podem ser substituídos por objetos, já que os alunos têm trauma quando ver uma equação envolvendo as incógnitas X, Y e Z.  Seu método foi elogiado pela FESPM –  Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas, pois é algo inovador que despertam o interesse de todos ao ver uma matemática ensinada diferente de forma agradável. No final de 2014, Valdivino Sousa um de seus artigos investigativos sobre:  programação; algoritmos, linguagem dos computadores,  revolução digital ou, seja, a importância no desenvolvimento cognitivo e raciocínio lógico das crianças. O artigo foi premiado pela Sociedade Brasileira de Educação, Sociedade Brasileira de Computação e Desenvolvimento (SBCD), além disso, seu trabalho de pesquisa é referência na Holanda que utiliza o método  germano-holandês Hans Freudenthal que usa a matemática realística com um modelo matemático da vida real, que busque algo real dentro da história da matemática ou dentro da imaginação e que tenha um significado para a criança. Seu artigo abordou sobre a linguagem de programação e qual sua importância no desenvolvimento cognitivo e raciocínio lógico das crianças que aprende a programar logo cedo.
O método que criou para ajudar no aprendizado de equação de 1º grau, com o uso de objetos ilustrativos, é interessante, pois mostram para as pessoas que quando falamos 2x ou 3x podem ser duas maças, ou duas laranjas e com este método as figuras com objetos ilustram o problema matemático de uma forma agradável de querer entender e resolver. 


Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito e Escritor. Pesquisador sobre Engenharia Didática em Educação Matemática; Modelagem; Construção do Conhecimento em Matemática; Modelos Matemáticos e suas Aplicações. Seu trabalho é reconhecido com Medalha de Mérito como docente pelo Instituto Matematics. É docente nos cursos de Matemática, Ciências Contábeis, Administração e Engenharia. Dedica-se também a área contábil, com mais de 20 anos de experiência e desde 2005 é Contador responsável da Alves Contabilidade e Consultoria Tributária. Atuante nas seguintes áreas: Tributária, Contábil e das Entidades sem fins Lucrativos. Autor de mais de 10 (dez) livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais especializados nos assuntos de Legislação tributária e contábil. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, Jornal da Cidade e Folha Online. Sobre: Educação Matemática e Desenvolvimento da  Aprendizagem.  Site: www.valdivinosousa.mat.br E-Mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Cel Whatsap 11- 9.9608-3728 


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Comentários
Mauricio Fares
Mauricio Fares Se observarem a última engrenagem verão que ela só tem 8 dentes. Consequentemente passa a valer apenas 8. Daí temos 8 X 5 + 1= 41
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Aguiar José da Silva
Aguiar José da Silva Bom observador, amigo Mauricio Fares. Parabens
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Luiz A. Gentile
Luiz A. Gentile Uma boa idéia, diria o Lula
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Wagner Artuzo
Wagner Artuzo Uma boa idéia 51
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Mauricio Fares
Mauricio Fares Wagner, repara que a última engrenagem só tem 8 dentes. Então ela passa a valer somente 8. Daí o problema fica assim: 8 X 5 + 1= 41
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Hideo Matsuoka Matsuoka
Hideo Matsuoka Matsuoka Então os brasileiros são idiotas?
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João Gambetti
João Gambetti Regras...
Primeiro a multiplicação...
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Milton Luiz Valente
Milton Luiz Valente Tá feia a coisa Valdivino....adição antes da multiplicação e a não percepção do número de dentes na engrenagem final...
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Valdivino Sousa
Valdivino Sousa Um probleminha com expressão algébrica utilizando no lugar de X, Y e Z objetos ilustrativos. Resolução: 1ª linha: 3x =15/3= 5 logo cada chave vale 5
2ª linha: 1x +2x= 25 (1x=25-5=20/2x = 10 logo cada roda vele 10
3ª linha: 10 – 2x =8 (2x = 8-10 = /2
= 1 cada porca vale 1
4ª linha: invertemos a equação para obedecer as regras das expressões numéricas:
10 x5+1 = 51 Portanto o valor da última linha é 51 Parabéns aqueles que acertaram.
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Wanir Godoy







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