Desde criou o método X Y Z
para facilitar a aprendizagem de equação de primeiro grau com o uso de objetos
ilustrativos, o professor de Matemática Valdivino Sousa procura sempre inovar
nas suas resoluções e didática no ensino de Matemática.
O método tem grande relevância, pois sua
pesquisa foi analisar a compreensão das pessoas que sentem dificuldades de
entender um problema matemático ou expressão álgebras. Em sua análise ele
identificou que nos problemas matemáticos no lugar de letras como X, Y e Z
podemos utilizar objetos ilustrativos, e este método veem surtindo grandes
efeitos, o Professor ensina Matemática e posta problemas e depois posta suas
resoluções com uma linguagem simples e fácil de entender.
Vamos a resolução deste problema:
Primeira linha: 3X = 15/ 5
Segunda linha: 15 + x =18
invertemos a equação temos: 18 -15 = 3 logo x = 3
Terceira linha: 1x – 8 =10 (1x =10 +8 )logo o bolo vale 18 ou seja, 1x =18
Quarta linha: 3x = 21/3 = 7 cada palma vale 7
Quinta linha: 21 + x = 18 (21-18 = 3 ) logo a árvore vale 3
Sexta linha: 1x –
5 = 23 vamos intervemos ordem da equação: 23 -5 =18
Agora só nos somar os valores dos objetos da Sétima
linha: 18 + 18 + 5 = 41, portanto o resultado é 41. Parabéns aqueles que acertaram!.
Valdivino Sousa é
Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito e Escritor.
Pesquisador sobre Engenharia Didática em Educação Matemática; Modelagem;
Construção do Conhecimento em Matemática; Modelos Matemáticos e suas
Aplicações. Seu trabalho é reconhecido com Medalha de Mérito como docente pelo
Instituto Matematics. É Professor nos cursos de Matemática, Ciências Contábeis,
Administração e Engenharia. Dedica-se também a área contábil, com mais de 20
anos de experiência e desde 2005 é Contador responsável da Alves Contabilidade
e Consultoria Tributária. Atuante nas seguintes áreas: Tributária, Contábil e
das Entidades sem fins Lucrativos. Autor de mais de 10 (dez) livros e têm
vários artigos publicados em revistas e jornais especializados nos assuntos de
Legislação tributária e contábil. Semanalmente escreve para o portal D.Dez,
Jornal da Cidade e Folha Online. Escreve sobre: Educação Matemática,
Desenvolvimento e Aprendizagem, Comportamento e Direito, Site:
www.valdivinosousa.mat.br E-Mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Cel Whatsap 11-
9.9608-3728.
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Valdivino Sousa Resolução
Primeira linha: 3X = 15/ 5
Segunda linha: 15 + x =18 invertemos a equação temos: 18 -15 = 3 logo x = 3
Terceira linha: 1x – 8 =10 (1x =10 +8 )logo o bolo vale 18 ou seja, 1x =18
Quarta linha: 3x = 21/3 = 7 cada palma vale 7
Quinta linha: 21 + x = 18 (21-18 = 3 ) logo a árvore vale 3
Sexta linha: 1x – 5 = 23 vamos intervemos ordem da equação: 23 -5 =18
Agora só nos somar os valores dos objetos da Sétima linha: 18 + 18 + 5 = 41, portanto o resultado é 41. Parabéns aqueles que acertaram!.
Primeira linha: 3X = 15/ 5
Segunda linha: 15 + x =18 invertemos a equação temos: 18 -15 = 3 logo x = 3
Terceira linha: 1x – 8 =10 (1x =10 +8 )logo o bolo vale 18 ou seja, 1x =18
Quarta linha: 3x = 21/3 = 7 cada palma vale 7
Quinta linha: 21 + x = 18 (21-18 = 3 ) logo a árvore vale 3
Sexta linha: 1x – 5 = 23 vamos intervemos ordem da equação: 23 -5 =18
Agora só nos somar os valores dos objetos da Sétima linha: 18 + 18 + 5 = 41, portanto o resultado é 41. Parabéns aqueles que acertaram!.
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