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O Blog do Prof. Valdivino Sousa pretende de uma forma simples apresentar como a Matemática está presente em tudo, e como ela está inserida em nosso cotidiano.

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30/07/2017

Valdivino Sousa Resolução de equação de primeiro grau com o uso de objetos ilustrativos



Valdivino Sousa Resolução de equação de primeiro grau com o uso de objetos ilustrativos. Este método tem grande relevância, pois minha pesquisa foi analisar a compreensão das pessoas que sentem dificuldades de entender expressão álgebras.  Em minha análise identifiquei que nos problemas matemáticos no lugar de letras como X, Y e Z podemos utilizar objetos ilustrativos. Vamos a resolução de um problema:


 Resolução: 

Primeiro resolvemos as operações que estão entre parênteses, depois, as operações entre colchetes e por fim, as entre chaves.  Na nossa expressão numérica tem uma pegadinha, que muitos não sabem. Veja qualquer número negativo elevado ao quadrado entre parênteses o resultado é positivo.  Se fosse (-2)² = -4 ou, seja, o resultado seria negativo. No nosso caso é diferente. Obedecendo a ordem da teoria dos números de expressões, no problema em questão, após resolver parênteses, o segundo passo é resolver a multiplicação e por último a adição.  (-2²) = 4 (4x3+2+4 )  Colocado a expressão na ordem temos: 3x4 +2+4+4 = 22  Resultado 22 


Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito e Escritor. Pesquisador sobre Engenharia Didática em Matemática; Modelagem; Construção do Conhecimento em Matemática; Modelos Matemáticos e suas Aplicações. Seu trabalho é reconhecido com Medalha de Mérito como docente pelo Instituto Matematics. É Professor nos cursos de Matemática, Ciências Contábeis, Administração e Engenharia. Dedica-se também a área contábil, com mais de 20 anos de experiência e desde 2005 é Contador responsável da Alves Contabilidade e Consultoria Tributária. Atuante nas seguintes áreas: Tributária, Contábil e das Entidades sem fins Lucrativos. Autor de mais de 10 (dez) livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais especializados nos assuntos de Legislação tributária e contábil. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, Jornal da Cidade e Folha Online. Site: www.valdivinosousa.mat.br E-Mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Cel Whatsap 11- 9.9608-3728




 COMENTÁRIOS 


Alexandre Mahler
Alexandre Mahler · Amigo(a) de Sérgio Pompílio Eckert
Foi o que me veio na cabeça👍
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Alan Zy
Alan Zy Relembrando
Primeiro a exponenciação
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Alan Zy
Ercio Giuliato
Ercio Giuliato Sem dúvida 14 c
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Valdivino Sousa
Valdivino Sousa Resolução:
Primeiro resolvemos as operações que estão entre parênteses, depois, as operações entre colchetes e por fim, as entre chaves. Na nossa expressão numérica tem uma pegadinha, que muitos não sabem. Veja qualquer número negativo elevado ao quadrado entre parênteses o resultado é positivo. Se fosse (-2)² = -4 ou, seja, o resultado seria negativo. No nosso caso é diferente. Obedecendo a ordem da teoria dos números de expressões, no problema em questão, após resolver parênteses, o segundo passo é resolver a multiplicação e por último a adição. (-2²) = 4 (4x3+2+4 ) Colocado a expressão na ordem temos: 3x4 +2+4+4 = 22 Resultado 22
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William Kfouri
William Kfouri Então o concurso elaborou a resposta errada... A questão deveria ser anulada! Tem inúmeros concursos que têm questões anuladas... Percebeu que a maioria das respostas obtidas foi 14....
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Valdivino Sousa
Valdivino Sousa William Kfouri Sr. William a Matemática exige atenção, mestres e doutores em Matemática responderam 14.. Ou seja, 70% erram mesmo..



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